domingo, 5 de agosto de 2012

Meu roteiro de pós-instalação do Ubuntu 12.04


Este artigo descreve o roteiro de atualização dos meus computadores pessoais com o Ubuntu 12.04 Precise Pangolin. Edições anteriores deste artigo cobriram as versões 9.049.1010.04 e 10.10
Nas edições anteriores eu descrevi cada etapa no próprio artigo. No entanto, desde a última versão feita, passei a criar um script, por questões de praticidade. Eu não executo o script todo. Normalmente vou copiando e colando cada parte em um terminal e vendo o que acontece. Ainda assim, ter o script facilita em muito o trabalho.
Baixe aqui o script.
Eu costumo usar muitos aplicativos além da instalação padrão, seja para uso particular, para testar ou mesmo para usar nas aulas que ministro. Assim, a cada seis meses, quando sai uma versão nova do Ubuntu, costumo fazer uma reinstalação completa dos meus computadores. Atualmente, utilizo um notebook pra uso no trabalho e outro em casa, pra família. Eu também costumo adaptar esses computadores ao meu gosto, e sempre que os reinstalo, preciso sair à procura das modificações que havia feito. Além disso, auxilio muitos colegas e alunos a instalarem o Ubuntu em seus computadores.
Sendo assim, resolvi anotar cuidadosamente cada modificação feita após a instalação padrão. Este roteiro foi criado pensando nas minhas necessidades, mas pode ser adaptado para satisfazer outras pessoas. Percebi também que a cada versão nova do Ubuntu, algumas configurações que eu fazia antes, passaram a vir por padrão ou perderam o sentido. Nessa versão isso ocorreu novamente e muitas coisas que eu fazia manualmente em versões anteriores perderam o sentido. Este é também o primeiro roteiro que eu faço utilizando o Unity.
Tentei deixar as dicas curtas. Se você considerar alguma dica incompleta, entre em contato, que eu tentarei explicar melhor. Para correções a fazer ou outras configurações a sugerir, envie um comentário. Terei prazer em ler e responder.